...e num sopro ela criou uma costelação, e nessa constelação tinha um planeta e nesse planeta a vida era boa.

 

BOKEH é a palavra japonesa para definir uma área de desfoque na fotografia (saca a parte embaçada?, ela mesmo.), dependendo da lente que é utilizada. Aqui tento ajudar a criar imagens fantásticas ou surreais apenas com a ótica , sem efeitos, através da exploração dessa característica. Mostrarei alguns exemplos de como se valer dessa particularidade e, aproveitando as festas de fim de ano, em que a cidade está repleta de pontos luminosos, como criar efeitos bacanas absolutamenteSEM PHOTOSHOP! Existem diversos tutoriais de bokeh com efeito na internet, esse é a minha contribuição.

 

Material:

Você precisará de:
1 maquina fotográfica,
uma lente,de preferência que tenha uma abertura grande (aqui usei a 50mm 1.8),
um flash (fora da camera é o ideal, mas pode ser o flash da propria maquina ou outra fonte de luz, como uma luminária de mesa) ,
gelatinas ou celofanes para alterar sua fonte de luz (usei tb a caixa das lampadas como snooter)- opcional,
luzes de natal e
uma modelo linda e paciente.

Com este material em mãos, você vai criar os filtros modificadores para sua lente. papelão recortado, tampas de requeijão de plástico com cortes no centro e estencil colado, ou qualquer outra forma de imagem que você bolar.

Apůs recortado, o papelão é colocado na frente da lente, de forma que o desenho não seja maior que o diamêtro da maior abertura da sua lente. Para descobrir esse tamanho, basta dividir a distância focal pela abertura.No caso, como usei uma lente 50mm 1.8, 50 dividido po 1.8 = 27,777. Meu desenho não deve ultrapassar 2 cm e meio (ou 27mm). Para fazer o filtro você pode utilizar: papelão recortado(foto) ou tampas de plástico com cortes no centro e desenhos feitos em fita isolante recortada (você pode trocar os desenhos na tampa de plástico) ou mesmo um filtro de lente com algum stencil colado. Flash ou não (ajuda se tiver) e a própria caixa das lâmpadas para improvisar seu snooter.

 
 


Esquemas :

Como fiz de forma muito improvisada, utilizei uma área com profundidade de cerca de 3,5 metros. As luzes foram penduradas nesta distância e a modelo ficou sempre entre 50cm e 1 metro da câmera.


Uma modelo paciente ajuda no processo. Nesta imagem modelo próxima às luzes, com pouco desfoque portanto.

 

Aqui, linda modelo a 80 centimetros da câmera, flash com snooter improvisado à esquerda, luzes de natal a cerca de 4 metros da câmera e filtro de papelão em formato de estrela. (ver esquema abaixo)

ou






Aqui vemos nossa linda e paciente modelo também a 80 centimetros da câmera, flash com snooter improvisado à esquerda, luzes de natal a cerca de 4 metros da câmera e filtro de notas musicais.
(mesmo esquema anterior)



Aqui, sensacional Modelo a 60 cm da camera, flash rebatido lateralmente à direita da modelo, luzes a 5 metros com filtro de coração (esquema 2)
 



.

 
apaixonante modelo a 1 metro e meio da câmera, flash com snooter improvisado à direita, luzes de natal a cerca de 5 metros da câmera e filtro de coração.  
 


Crânio a 3 metros da câmera, luzes entre câmera e objeto, flash dentro do crânio (esquema 3)





fanfarrão a 1 metro da camera, luzes a 4 metros. Flash à esquerda, com snooter e gelatina verde. Filtro de estrela. Não precisa mais de esquema né?



 

Aqui um exemplo do bokeh natural da lente e o do filtro. filtro a 30 centimetros da camera.


A técnica também pode ser feita com câmeras portáteis, porém o filtro tem que ser MUITO pequeno( menor que o diafragma da lente da câmera, ou aquele buraquinho que abre e fecha na lente, que normalmente não ultrapassa meio centímetro) e de preferência usando o zoom( o que normalmente diminui ainda mais o diafragma)da câmera e o macro (florzinha) acionado. Se sua câmera permitir ajuste manual, coloque a abertura sempre no máximo ( o menor número possível), mas ainda assim é bem difícil conseguir resultados expressivos, é mais como experiência mesmo. Você também pode colocar celofane no flash e criar efeitos diversos.

Então, aproveite a árvore montada, as ruas iluminadas e vá experimentar a vida sem photoshop!!

Boas festas e boas fotos!!!!

 

 

 

 

todas as fotos com direitos reservados a Adriano Facuri. FACURAMA.COM 2009